top of page
Âncora 1

VIII JORNADA ACADÊMICA DE BIOQUÍMICA

22 A 26 DE OUTUBRO | UFSJ | DIVINÓPOLIS - MG

      A VIII Jornada Acadêmica de Bioquímica é uma iniciativa conjunta de docentes e discentes do curso de graduação em Bioquímica, bem como dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

     O evento tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de pós-graduação, alunos de Bioquímica e a todos os demais interessados, um momento dinâmico de interação com profissionais que atuam, tanto no mercado de trabalho privado, sejam em indústrias ou centros de pesquisa, quanto no mercado de trabalho público, atuando no ensino e na pesquisa. Pesquisadores renomados da área, poderão proporcionar aos participantes uma visão mais abrangente e empreendedora, através de palestras e minicursos oferecidos pelos mesmos.

    Esta interação tem como meta expandir o horizonte dos discentes, oferecendo a eles abordagens diferentes de assuntos correlatos, introduzir novos conceitos, temas e tendências na pesquisa científica e no mercado de trabalho. Além disso, espera-se que o contato com profissionais presentes no mercado, proporcione uma maior amplitude para o profissional bioquímico, que é bastante requisitado em vários países no globo, mas no Brasil, por ser uma área de ascensão recente, ainda não é muito conhecido.

     Trabalhos anteriores com vistas a ampliar as perspectivas empreendedoras na região de Divinópolis também vêm dando muito certo. Assim, outra ambição desta Jornada seria o aumento de tais perspectivas fomentando o giro de capital, ampliação da economia e desenvolvimento não somente regional, mas do país como um todo.

Graduação em Bioquímica

    "O bacharelado em Bioquímica foi implantado no Brasil em 2001, na Universidade Federal de Viçosa. Em 2008, foi também foi implementado na Universidade Federal de São João del Rei (no Campus Centro-Oeste) e 2011, a Universidade Estadual de Maringá criou o terceiro curso brasileiro de graduação em Bioquímica. Não deve ser confundindo nem com a graduação em farmácia e nem com a de biotecnologia.

     Os cursos de graduação em bioquímica são tradicionais em diversos países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile, Canadá, Austrália e nos Estados Unidos, onde é uma das 10 profissões mais valorizadas e de maior salário. Já no Brasil, os Bacharéis em Bioquímica já fazem parte de empresas, laboratórios, indústrias e órgãos públicos tais como Sucos Tial, GranBio, Natura, Valee, Souza Cruz, Aspen pharma, Pratti Donaduzzi, Lanagro, Inmetro, BioManguinhos/Fiocruz, SAAE-Viçosa, CNPEM e Universidades públicas".

A Bioquímica

  A Bioquímica é uma área do conhecimento humano que busca explicar a vida no âmbito molecular. Com isto os bioquímicos procuram entender, além da natureza química das biomoléculas, os processos envolvidos na ação, formação, degradação e regulação das mesmas. Esse conhecimento é um pré-requisito para o

entendimento de praticamente todas as funções biológicas para fins de sobrevivência, adaptação ou modificação de um organismo, sejam eles saudáveis ou sofrendo alguma espécie de patologia.

 

  O entendimento profundo destas funções pode gerar várias contribuições para o desenvolvimento científico. Por exemplo, a percepção de reações desencadeadoras das desordens biológicas, permite não somente uma melhor compreensão do mecanismo de ação de certas doenças como possíveis tratamentos para as mesmas; O entendimento das estruturas químicas de biomoléculas e de suas interações celulares têm ajudado o ser humano a compreender os processos da vida, descobrir, desenvolver e otimizar fármacos, resolvendo, com isto, problemas de natureza médica e biológica; Além de vários outros exemplos que poderiam ser citados sobre os benefícios desta ciência.

     A Bioquímica está relacionada à ciência valorizada na prática: gera técnicas poderosas que não são base somente para si, mas para vários outros campos do conhecimento. A utilização de métodos biológico, matemáticos, físicos, químicos e computacionais no estudo de fenômenos associados aos seres vivos, tradicionalmente abordados somente nas ciências biológicas, trouxe, e continua trazendo, retornos para áreas como, por exemplo, a Química e Medicina. Não por outro motivo, todas as laureações do Prêmio Nobel nestas áreas nos últimos anos tiveram, senão completa relação, pelo menos algo relacionado à Bioquímica, o que comprova o quão promissora esta área de estudo é para o campo científico e para a sociedade como um todo.

Universidade Federal de São João del-Rei

     Nos últimos anos a cultura inovadora e tecnológica foi alavancada na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Diversos programas foram desenvolvidos, disciplinas criadas e prêmios recebidos não somente por professores, mas principalmente, por alunos. A inovação do curso de Bioquímica da UFSJ é reconhecida por diversas universidades dentro e fora do estado de Minas Gerais, por empresas e também por programas de aceleração.

      Um exemplo disso é a pesquisadora Fernanda Maria Policarpo Tonelli, graduanda da primeira turma de Bioquímica que, em agosto de 2017, recebeu o prêmio For Woman in Science, da Fundação L’ORÉAL. Sua pesquisa visando a bioprodução de substâncias, como o fator de crescimento, utilizando tilápias-do-Nilo pode ajudar a promover uma economia de milhões por ano ao sistema de saúde pública do país, o que mostra a preocupação de nossos pesquisadores para com o crescimento e desenvolvimento da nação.

    Em 2016, a UFSJ foi apontada pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como a 40ª colocada no ranking de depósito de patente entre as 5000 mil depositantes, deixando para trás instituições tradicionalíssimas. Entre janeiro e julho de 2017 foram efetuados sessenta e cinco depósitos de patentes sendo 33% dos depósitos vindos da área de Biotecnologia, destacando-se o professor Alexandro Sobreira Galdino que depositou cinco delas somente neste ano.

    O mais interessante é que tais patentes estão gerando grandes retornos. Por exemplo, a startup Probiofull, fundada em 2016 através de uma patente registrada pela professora Juliana Magalhães, recebeu o prêmio de startup destaque pelo FIEMG LAB, mostrando outro forte exemplo da cultura inovadora que vem sendo implementada em no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).

 

    Iniciativas como a CellType, criada pela aluna de Bioquímica Aline Brito de Lima, também se destacam por sua inovação e desenvolvimento. A startup que busca ajudar pessoas com câncer levando um diagnóstico personalizado e mais preciso foi uma das 8 selecionadas pelo programa BioStartup Lab e prova mais uma vez o papel social do bioquímico. Além disso, ainda em 2017, quatro das quinze startups desenvolvidas em toda a UFSJ para o programa Empreenda. Em Ação! realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto foram premiadas como as melhores.

    Por estas e várias outras ações, a UFSJ já começa a colher os frutos do seu esforço: o Grupo de Inovação Tecnológica (GRITE) fundado por professores da Bioquímica em 2013 para fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, recebeu em abril deste ano uma Moção Congratulatória da Câmara Municipal de Divinópolis pelos seus trabalhos realizados.

Patrocinadores

Conheça aqueles que prezam pela divulgação do ensino e da ciência em nosso país.

OBRIGADO PELO SEU APOIO!
 

Corp-Logo_BG_Bayer-Cross_Basic_72dpi_on-
logo-1.png
Ouro Fino.png
Invitrogen.jpg
bottom of page